Johann Sebastian Bach


Na biblioteca municipal em Leipzig ainda estão preservados antigos pacotes contendo listas de funeral feita no século XVIII. Um desses papéis velhos nos dizer brevemente o seguinte fato, aparentemente banal: "Um homem de sessenta e sete anos, o Sr. Johann Sebastian Bach, Kapellmeister, e Kantor na escola da Igreja de St. Thomas, foi enterrado em 30 de de Julho de 1750 ". Modéstia e simplicidade desta inscrição, escondido entre muitos outros como insignificante que pareça incompreensível para nós hoje, considerando que atesta a morte de um dos maiores compositores de todos os tempos e, sem dúvida, o músico mais extraordinária seu tempo.

A brevidade dessas linhas demonstra claramente o trágico destino de um homem que foi radicalmente subestimado em sua época, poucos reconheceram o grande músico e ninguém podia ver o gênio. Depois de sua morte em silêncio, o trabalho de alguém que dedicou sua existência para criar honesto e laboriosamente uma música sublime em louvor do Criador foi completamente esquecido por mais de 50 anos, até que, depois de ser publicada a primeira biografia do músico, outro compositor , Mendelssohn, resgatou o seu trabalho para seus contemporâneos para transformar seu apoteósicamente Paixão segundo São Mateus em Berlim, em 1829, um fato que foi um evento nacional na Alemanha.

Uma série de músicos

Johann Sebastian Bach nasceu em 21 de março, 1685 em Eisenach (Turíngia). Sua família era o repositório de uma vasta tradição musical e tinha dado por várias gerações uma boa lista de compositores e intérpretes. Por duzentos anos, os ancestrais de Bach ocupou muitos funcionários municipais e cortesãos como organistas, cantores, violinistas e professores, mas nenhum deles iria conseguir uma popularidade especial. No entanto, seu nome era sinônimo de arte musical Turíngia; falar sobre Bach estava falando sobre música.

Johann Sebastian logo seguiu a tradição da família. Seu pai, Johann Ambrosius, rapidamente percebeu que tinha diante de si uma criança especialmente talentoso e dedicado muito tempo ao ensino. A atmosfera da casa da família foi modesto, aquém das dificuldades da pobreza e, é claro, estava imbuído de uma religiosidade profunda e entregue à música. Aderindo Bach morreu nove anos sua mãe, Elisabeth, e, como era comum na época, Johann Ambrosius se casou novamente alguns meses para lidar com o cuidado de seus filhos. Mas, três meses após a conclusão do seu segundo casamento, 20 de fevereiro de 1694, Johann Ambrosius também morreu, ea viúva pediu ajuda ao filho mais velho de seu marido, Johann Christoph, e, em seguida, Organista em Ohrdruf, que assumiu seus dois irmãos mais novos, Jacob e Johann Sebastian, acolhendo Johann-los em sua casa e se comprometem a dar-lhes a formação musical necessária.

A criança foi aplicado, sério e introvertido. Além da música, eu senti uma propensão para viver Latina, cuja estrutura rígida e lógica perfeitamente combinava com seu caráter, e teologia. Estes materiais selecionados por intensa educação luterana, seria modelar eventualmente completamente a sua personalidade e tornar-se a base sólida da sua existência e sua força criativa. Johann Christoph si mesmo, que tinha sido um aluno de Pachelbel, tornou-se mestre de órgãos da criança.

Parece, no entanto, que iria realizar plenamente o gênio de seu irmão mais novo, considerando a famosa história transmitida pelo próprio Bach para seu filho Carl Philipp Emmanuel: Johann Christoph proibiu a criança a estudar um livro contendo as peças mais famosas em tempos chave, com obras de Froberger, Kerll e Pachelbel, Bach conseguiu transcrever livro secretamente por noite e luar. Descobriu o "crime", Johann Christoph destruiu a cópia. Qual seria sua segunda esposa e cronista da família, Anna Magdalena Wilcken, que também narra o episódio, ele diz Johann Sebastian disse a ele "sem mostrar o menor ressentimento contra a dureza de seu irmão." Anna Magdalena foi menos benevolente e, liderada por sua lealdade e amor por Johann Sebastian, queria atribuir o esforço cegueira compositor final feita criança, tendo transcrito sozinho essas pontuações 'não' à luz da lua.

Anos de formação

Até que ele pudesse desenvolver suas habilidades até passou vários anos de aprendizado duro e preocupações diárias. Faltando pai, irmão salário era muito baixo e a pequena casa para uma família cada vez maior. Johann Christoph estava procedendo a seus irmãos no Ginásio de Ohrdruf, onde Bach terminou o primeiro ciclo de estudos em 1700, com um avanço de dois anos sobre o resto de seus companheiros, também recebendo um salário de dezessete sacas por ano (o suficiente para prestar apoio) como membro do coro, que cantava bela voz de soprano criança. Em março 1700 o menino, que era então quinze anos, foi para Lüneburg, a 350 km de Ohrdruf, para se juntar ao coro Ritterakademie com salário suficiente para a manutenção adicional e alojamento no colégio interno.

Esta mudança também significou a possibilidade de expansão em amplitude e profundidade de conhecimento musical. Luneburg recebeu a influência benéfica de Kantor, mas especialmente o organista Georg Böhm. Infelizmente, poucos meses depois de sua chegada mudou sua voz e teve de ganhar a vida como um professor sideman e violino. Sua nova situação, no entanto, autorizados a circular livremente para Hamburgo para completar a sua formação com Adam Reincken, que, apesar de sua idade, foi um dos mais renomados organistas de tempo ativo. Ele também freqüentado o tribunal de Celle, em cuja orquestra tocou como violinista, a convite de Thomas de la Selle, em seguida, chegar aos compositores e formas musicais francesas.De desta vez de excitação e atividade datas de sua primeira gênero cantata que assombram ao longo de sua vida.

A energia aparentemente sem limites e uma força mental esmagadora são as características essenciais da personalidade de Bach. Sem esses valores sem a sua profunda religiosidade que ele nunca poderia suportar os golpes que o destino tinha reservado. Em 1702 ele terminou o segundo ciclo de escolaridade, e encontrou tempo para aspirar a uma posição estável. Depois de vários tentativas fracassadas de ganhar um lugar como organista, ele foi finalmente admitiu março 1703 como um violinista do Duque de Weimar. Suas grandes habilidades religiosas ou organista o fez aspirar a outro emprego: o organista em Arnstadt, cujo decreto de nomeação foi assinado pelo conde Anton Günther 9 de agosto de 1703. Johann Sebastian tinha dezoito anos.

Mas, para as autoridades que não foi fácil para lidar com um homem impetuoso e excitável que desprezava as regras estabelecidas e freqüentemente mostrou irritado e caprichoso. E aos dezoito anos, enquanto trabalhava como organista em Arnstadt, ele havia sido permitido o luxo de estender suas férias por dois meses: ele estava em Lubeck escutar extasiado o grande mestre Buxtehude e não era de todo dispostos a dar prazer extraordinário. A sessão da cidade foi obrigado a repreendê-lo e aproveitou a oportunidade para fazer algumas censuras em relação a sua atitude pouco demasiado submisso na música, "Mr. Bach frequentemente improvisar muitas variações estranhas, misturar peças novas notas escritas ea paróquia sente interpretações equivocadas. "

Bach ignorado essas observações; Arnstadt já tinha pouco a oferecer e os seus interesses são dirigidos para outros objetivos. Em primeiro lugar, tinha a intenção de se estabelecer e criar uma família, o que tornou a se casar em 17 out 1707 com sua sobrinha Maria Barbara, uma mulher vital e encantador. Sete crianças eram o produto de seu casamento feliz. Nesse mesmo ano, o artista de renome e, em seguida, procurou o cargo de organista na pequena cidade de Mühlhausen (livre para a morte do proprietário), que ganhou o 24 de maio de com o salário não negligenciável de 85 florins.

Na igreja de San Blas, além de restaurar o órgão, coro organizar, formar os estudantes (incluindo seu devotado discípulo JM Schubert) e cumprir os seus serviços de domingo, Bach começou a composição de cantatas religiosas, a mais importante do que tinha direito Actus tragicus. Seu período de formação inicial parecia completa. Talvez este foi o principal motivo que o levou a renunciar ao cargo de organista de Mühlhausen, embora muitas vezes apontam biógrafos mais concreto: principalmente, o conflito musical-teológica que tinha dividido os fiéis em dois campos: os seguidores de Pastor Frohne, pietista radical e inimigo de inovações musicais, eo arquidiácono Eilmar, amigo e protetor de Bach, e padrinho de seu primeiro filho. É possível que, apanhados entre dois fogos, Johann Sebastian preferia dar a sua carreira uma mudança de direção para além de tensões teológicas que afetou tão diretamente como responsável para a comunidade musical. Suas relações com as autoridades de Mühlhausen continuou cordial após a sua demissão, em Junho de 1708, e uma cantata composta por eles em fevereiro de 1709, infelizmente ausente.

Na corte de Weimar

Bach obteve a segunda posição Konzertmeister em Weimar (onde viveu entre 1708 e 1717), que forneceu a estabilidade necessária para abordar a criação musical. Ela deu à luz a um enorme trabalho para órgão e cravo, além de instrumentos de música coral religiosos e seculares. Deve ser lembrado, por exemplo, que uma das obrigações para com o duque de Weimar foi "executado a cada mês uma nova composição", o que significava uma cantata originais por mês.

Infelizmente, nestes anos vitais que marcaram uma mudança de estilo em suas composições não pode ser rastreada em detalhe, tem sido possível até agora, apenas um pequeno número de suas criações. Claramente, no entanto, a influência decisiva de formas de ópera italiana e estilo de Antonio Vivaldi concertístico. Os pontos críticos para uma marca clara na ritornello italiano de 182 e 199 cantatas, 1714; 31 e 161 de 1715; ou 70 e 147 de 1716. As novas técnicas de repetição, literais ou ligeiramente modificados, também pago em árias esplêndidas, concertos e vazamento de coral deste período, entre os quais incluem, em particular, os seus prelúdios corais os primeiros trios de órgãos ea maioria dos prelúdios e fugas e toccatas para órgão.

Em Weimar, Bach cumprir várias funções: o organista da capela, Kammermusicus, violino solista, diretor do coro e vice-Kapellmeister. Lá ele conheceu e transcreveu o trabalho de compositores italianos (Corelli, Albinoni e Vivaldi), estudantes treinados, como seu sobrinho Johann Bernhard e Johann Tobias Krebs, e iniciou uma amizade estreita com o mestre Johann Gottfried Walther, que enriqueceu a sua arte do contraponto e coral. Há, em suma, ele puxou sua família graças a um salário que poderia, então, ser descrita como extremamente elevado. No momento em que ele se mudou para Köthen teve quatro filhos (dois morreram logo após o nascimento): Catharina Dorothea, Wilhelm Friedemann, Carl Philipp Emanuel e Johann Gottfried Bernhard.

A atmosfera do tribunal, no entanto, não foi sem suas tensões. Duque Wilhelm Ernst era um pietista devoto intervindo pessoalmente nos aspectos mais hora de adoração e para o qual a composição e execução da música sacra era uma questão não só de fé, mas também de Estado. E assim as intrigas teológicas Bach confrontados com o duque, que foi para a prisão de quatro semanas compositor quando soube que Bach tinha obtido a nomeação de Kapellmeister do príncipe Leopold de Köthen, sem pedir sua permissão.

Em Köthen

A estadia em Köthen (entre 1717 e 1723) foi menor, provavelmente porque o espírito profundamente religioso de Bach aspirava a uma maior devoção à música sacra. Em qualquer caso, entre o príncipe Leopold de Köthen e compositor nasceu uma amizade e fecunda Bach poderia ser entregue em um clima quente e pacífica, para a criação de numerosas obras instrumentais e orquestrais, entre os quais o seu Concertos de Brandenburgo, pontuação crista música barroca. Felizmente para a posteridade, não forneceu uma excelente conjunto completo, e este período também são as Sonatas e Partitas, quatro Overtures, as invenções para duas e três vozes e os franceses Suites. Talvez como compensação das suas obrigações de profanar compositor, compôs sua primeira peça de respiração longa sagrado: A Paixão Segundo São João.

Destas composições magistrais gostaria de destacar a primeira parte de O Cravo Bem Temperado (uma coleção de prelúdios e fugas em todas as teclas) para sua exploração sistemática da nova sintaxe musical, que a crítica histórica chamou de "tonalidade funcional" e que foi a prevalecer nos próximos duzentos anos. Mas a coleção de O Cravo Bem Temperado também é memorável, enquanto compêndio de formas e estilos que, apesar de sua variedade, aparecem aprovados pela lógica rigorosa da técnica composicional do vazamento.

Havia um total de seis anos de paz absoluta e fecundidade criativa infelizmente interrompida por uma tragédia. Em julho de 1720, retornando de uma das freqüentes viagens empreendidas a mando do príncipe, ele encontrou sua casa vazia e silenciosa: Maria Barbara estava morto, atingido por uma doença desconhecida, e, por medo da peste, foi rapidamente enterrado. Bach caiu em uma depressão profunda. As forças parecia tê-lo abandonado e visitou-o apenas reflete a inspirar notas melancólicas que não se atrevem a transcrever. Só uma mulher poderia tirá-lo de seu estupor e que mulher era Anna Magdalena Wilcken, filha mais nova do trompetista tribunal, Caspar Wilcken.

Note-se que, para a mentalidade e as necessidades desse tempo um viúvo com quatro filhos a seu cargo, não havia nada de estranho em um segundo casamento rápido, o que realmente recebeu a aprovação geral. Além disso, Anna Magdalena foi bem equipados para cantar, ele professou uma devoção ao longo da vida a cópia Johann Sebastian, tornando-se o cronista da família Bach notável intérprete; estão em dívida com ela todos os biógrafos posteriores. Ele foi capaz de compreender e compartilhar o mundo espiritual complexa de seu marido e ajudou como copista eficiente de suas partituras. O casamento ocorreu em 1721. Era um outro casamento feliz treze filhos que nasceriam; o mais jovem era Johann Christian, o músico cujas composições iria influenciar tanto o primeiro Mozart. Pela segunda vez em sua vida Bach teve a sorte de encontrar um parceiro ideal.

Kantor de Leipzig

Logo após a união do príncipe de Köthen com uma mulher completamente desinteressado na música causou o racha entre o professor e protetor. A morte de Kantor de Leipzig em 1722 ele deu o compositor a oportunidade esperada para se envolver em composição sagrada. Obtendo a praça não era fácil: era concedido primeiro a Telemann, Graupner e só então em terceiro lugar, Johann Sebastian. Para obtê-lo, Bach teve de aceitar condições desfavoráveis, não tanto econômicos como mão de obra, porque, além de suas performances religiosas e musicais nas igrejas de St. Thomas e St. Nicholas, deve assumir o controle de funções docentes na escola de St. Thomas (entre Eles estão ensinando-lhes Latina), que produziu decepções notáveis. Sabemos que entre os seus compromissos, que foi a música tocada no domingo incitar "ouvintes da devoção" e não foi "caráter teatral."

O cargo de Kantor não fez, portanto, o progresso eficaz em sua carreira. Ele foi obrigado a fornecer a música necessária para os escritórios de diversas igrejas na cidade aproveitando de um coro composto por alunos da escola, o que significava que todos os domingos foi obrigado a apresentar uma nova cantata composta por ele: o resultado foi um total de duzentos e noventa e cinco peças religiosas, das quais apenas têm cento e noventa e chegaram até nós por causa da negligência de seus herdeiros. Além disso, deve dirigir o coral dos alunos e dar aulas para jovens estudantes como um professor mais.

Esta situação não poderia satisfazer um homem como ele. Foi escandaloso que as autoridades ignorantes dos seus poderes e desprezar tão inovador. Durante vinte anos, Bach não cessou de lutar contra tal injustiça. Irritado como ele era, ele confrontou seus superiores sistematicamente gentrified, que tentaram fazer dele um empregado dócil é permitido e até mesmo punir sua obstinação e sua esmagadora originalidade corte em mais de uma ocasião seus salários. Compositor esforços para mudar este estado de coisas estavam vagos; Decepcionado, ele tornou-se amargurado e briguentos ser cada vez mais longe de seus pares e refúgio em si mesmo e em sua música.

Apenas sua vida familiar era uma fonte sólida de alegria e a estabilidade mínimo necessário. Sempre apoiado por sua esposa e uma certeza íntima na validade de seu gênio, ele poderia lidar com a adversidade sem perder o seu poder criativo ou cair vítima à apatia. Tireless para as suas obrigações como pai e como músico, Bach nunca negligenciou nenhum de seus filhos ou interrompido a árdua tarefa de expandir seus conhecimentos e aprofundar a cópia de dezenas de seus antepassados.

No entanto, o Leipzig (de 1723 até sua morte) foi o período mais glorioso e fecundo da vida do compositor, com uma potência de pelo menos três ciclos de cantatas; neles, sem deixar o contraponto, ele esvaziou toda a retórica, que se esforça para representar musicalmente a palavra. Em 1724 e 1727, respectivamente, estreou A Paixão Segundo São João (escrito em Köthen) e Paixão segundo São Mateus. Foi também o período glorioso do Magnificat em D bemol maior (1723), o Oratório de Páscoa (1725), o Natal (1734), e da Ascensão (1735). Em 1733 ele começou a composição do mestre -minor Massa para acompanhar a aplicação que tentou obter o eleitor Augusto III o título de compositor da corte da Saxônia. Três anos mais tarde conseguiu o seu objetivo, que foi recompensado por decepções anteriores e serviu para mortificar tudo que tinha feito o objeto de seu desprezo. Ele começou a última etapa de sua vida, o que também seria a mais plácida.

Bach foi avistado a partir do nascimento. Com o passar dos anos, o estado de seus olhos tinham sido gradualmente se deteriorando por causa de milhares de noites sem fim passou a trabalhar sob luz insuficiente de equipamentos pobres. Duas operações não conseguiu melhorar a sua visão, após a segunda, por um médico britânico em Leipzig, ele perdeu a visão quase completamente. Os medicamentos fortes para que ele se acostumou ajudou a quebrar a força ea saúde de um corpo que era forte e vigoroso. Mas ele continuou a criar e alcançou novas alturas em sua arte, como as Variações Goldberg ou a segunda parte de O Cravo Bem Temperado, concluído em 1744.

Um ano antes de sua morte, ele estava indo para chegar ao mesmo destino estava reservado para outro gênio como ele, o famoso Haendel: a cegueira total. Mas, novamente, antes da noite eterna para sempre encadeando-o à sua cama, Bach viver um momento estelar quando finalmente alguém reconhece o seu talento poderoso e expertise: o jovem rei Frederico II da Prússia. Em várias ocasiões, o rei expressou seu desejo de se encontrar com o famoso compositor. A ocasião surgiu na primavera de 1747. Um dia chuvoso abril começou hesitante Bach o caminho para Potsdam, na companhia de um de seus filhos e foi conduzido ao palácio de Frederico, o tempo de um concerto interpretado por flautas composto o soberano.

Sua Majestade imediatamente parou a música e saiu para receber calorosamente o recém-chegado. Depois de ensinar o palácio e falar brevemente com Bach em assuntos musicais, o rei queria apresentar maliciosamente seu convidado para um pequeno teste: uma flauta, que era seu instrumento favorito, atacou uma questão de pouco eixo e desafiou-o a desenvolver de acordo as regras do contraponto. Automaticamente, Bach compôs uma fuga seis vozes perfeitos e maravilhosos, em seguida, executá-lo. O rei escutou admirava aquelas harmonias que dizem que foram feitas para os ouvidos dos anjos e no final de interpretação, só poderia exclamar uma e outra vez. "Existe apenas uma ... Há apenas um Bach Bach"

Feliz sobre este encontro Bach retornou a Leipzig, uma cidade que já não sairia até sua morte. Sua energia e espírito criativo ainda estavam intactos, mas sua visão foi extinto e exigiu seus cuidados de saúde. O gênio lutou em vão contra o seu próximo pedido. Ele passou seus últimos dias em seus deveres familiares e profissionais com a máxima diligência, mas por que não renunciou à sua vocação musical e de seu leito de morte ditou A Arte da Fuga.

Um acidente vascular cerebral terminou sua vida em 28 de julho de 1750. Ele foi cercado por sua família e sua grande alma deixou o corpo, sem qualquer dor que tinha sido um mero mortal quase ignorada por seus pares. Sua morte deixou um legado valioso para a posteridade: um enorme trabalho religioso e inúmeras peças seculares; um corpo que, em última análise, emergiu na lei toda a produção musical subsequente. Anos mais tarde, em uma conversa com Mendelssohn, Goethe foi capaz de concentrar-se em palavras de uma só admirando tudo o que é mágico na música de Johann Sebastian Bach: "É como a harmonia universal estava falando para si mesma, como se ela tinha feito no Peito de Deus a partir da criação do mundo ".




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