Diego Velázquez

Diego Velázquez, Peerless mestre da pintura

Diego Velázquez Sevilha enfeitava seu personagem com uma margem de apreciação, as reservas e serenidade de tal modo que, enquanto muito pode ser dito e tem sido dito sobre o seu trabalho, pouco se sabe, e provavelmente nunca vai saber mais sobre a sua psicologia . Jovem disciplinada e consciente, eles não devem gostar muito tapa que salpicado seus ensinamentos dominar pintor Herrera, o Velho, que, aparentemente, passou um breve período antes atribuída, aos doze anos, a oficina que modesto pintor e excelente pessoa fora Francisco Pacheco. A partir dele a primeira palavra, enquanto os primeiros elogios, o que seria o maior pintor barroco espanhol e, sem dúvida, um dos maiores artistas do mundo, em qualquer idade.

O olhar melancólico

Diego Velázquez nasceu filho de um cavalheiro não muito rico pertencer a uma família originária de Portugal, Porto talvez, apesar de ter nascido em Sevilha, Juan Rodriguez, e Jerónima Velázquez, também uma mulher de ascendência mas pouco capital. No dia de seu batismo, John jogou os telhados (mediante o pagamento de uma pequena taxa para o sacristão), em seguida, mandou as pessoas próximas a Claret e bolos de San Juan de Alfarache e entretido a torcida chiquillería pouca quantidade de moeda atiradas para fora da janela. Não foi desapontá-lo esta extravagância e estes recém-chegado celebrações caule, que era passível de desejos dos pais durante a infância e entrou no estúdio de Francisco Pacheco, sem dúvida.

O menino deu precocísimas mostrando sua habilidade como desenhista e aprendeu rapidamente a sutil arte de cores que boa Pacheco não ousou transformar seu gênio e levou-o suavemente, onde a inspiração do jovem vestindo. Entre o mestre eo discípulo diminuiu desde uma amizade firme com base na admiração e orgulho em feira Pacheco e em gratidão o menino acordado. Estes laços knot terminou quando o velho pintor foi determinada a concessão de sua filha Juana a seu aluno de dezenove.

Sobre as razões que decidiu a favor desta união escreve Pacheco: "Depois de cinco anos de educação e ensino que me casei com a minha filha, movido por sua virtude, limpeza e boas partes, e as esperanças de sua sagacidade natural e grande. E porque maior mestre de honra do pai, foi apenas entupir a audácia de alguém que é reivindicada esta glória, a remoção da coroa dos meus últimos anos. Não tenho nenhum motivo diminui superar o mestre para discípulo, ou perdido Leonardo Vinci ter de Rafael para discípulo, nem Jorge Castelfranco Titian, nem Platão a Aristóteles, porque ele ainda não divulgou o nome de Deus. "

Conquistando tribunal

Ele logo foi feita pequena Sevilha Velázquez e tentou ganhar uma colocação na corte, onde tinha recentemente instalado Philip IV, Rei de poucos diplomática embora gosta muito das luzes de artes e, eventualmente, vir a sentir para o pintor uma grande devoção e até mesmo uma necessidade rara para sua empresa. Em sua primeira viagem a Madrid não teve sorte, porque tinha muitas recomendações necessárias para acessar o palácio e voltou para sua terra natal, sem ter colhido o menos bem sucedido. Teria sido uma pena que seu protetor e sogro não tinha cara e encorajado a tentar novamente no ano seguinte, porque caso contrário o Diego promissor tinha sido confinado em um ambiente excessivamente provincial, alheio ao ar fresco circula no meio ambiente tribunais cosmopolitas da Europa.

Em Sevilha, durante o que tem sido chamado, com artifício historiador erudito, sua primeira vez (embora a obra de Velázquez é o resultado de uma busca incessante), o estilo segue a do maneirista e estudiosos da arte veneziana, como Juan de Roelas, mas adotando o chiaroscuro impressionante de Caravaggio, embora este último influência tem sido discutido. No entanto, logo Velázquez vai escolher um realismo barroco, também seguido de Zurbarán ou Alonso Cano, arrojado e tremendo, grave e cheia de contrastes.

Tal realismo em seu lado mais popular, tinha sido assombrada pela literatura da época e que mesmo romance picaresco ar aparece na embalado para manter os museus de Leningrado e Budapeste, bem como três músicos , onde, no entanto, desaparece humor para focar a questão sobre a descrição da dignidade agredida de seus protagonistas. Mais curioso ainda é a forma como, também, na época, usou as ordens de assuntos religiosos para dar uma brasa suas sardinhas e deixando na caixa título um controle remoto do episódio fundo, ir para a vanguarda dos personagens de representação em bruto As pessoas e as naturezas-mortas detalhados onde os objetos da vida cotidiana pobre acumular. Isto é verdade para Cristo na casa de Marta e Maria , Imagem em adquirir cozinha pleno significado e seus habitantes, os peixes, os navios, os elementos mais humildes.

O Museu do Prado também abriga pinturas do período de Sevilha como o esplêndido canvas Adoração dos Magos , datado em 1619, logo após seu casamento e que Juana dar sua prole, e onde eles queriam ver, especialmente no características infantis de Lisieux, uma homenagem à sua família e um sopro de felicidade novo pai. É certo, por outro lado, que os Magos são retratos autênticos, não idealizações mais ou menos convencional, e é verdadeira vocação que seria o maior retratista de seu tempo também é revelado. Em sua segunda tentativa em Madrid e convenientemente cingiu garantias, Velázquez recebeu os presentes e favores do Conde Duque de Olivares, que ele teve sua grande chance de recomendar para pintar um retrato do novo monarca.

Felipe IV ficou tão satisfeito com este trabalho imediatamente nomeou-o pintor da corte, forçando Velázquez para mover a sua residência para a capital e viver no Palácio Real. Em seus primeiros anos, a artista Madrid estava substituindo seus característicos tons de terra por uma gama incomum de cinzas que, eventualmente, se tornaria seu recurso mais admirável e um exemplo vivo do gênio sutil.

A impressão da paisagem

Por 1629 Velázquez pintou o seu primeiro grande caixa de tema mitológico, chamado Drunken porque a questão torna-se dedicado a Baco suas mãos em uma oração de folia popular da época; o próximo ano vem para Madrid Rubens, com quem manteve um bom e leal amizade; Rubens recomenda que você não perca a Itália, onde sua arte pode ser purificado e enobrecido. Comprometida, uma vez que, obtê-lo, depois de muita insistência, a licença do rei e deixar o porto de Barcelona, ​​chega em Gênova em 1629. Visite Verona, Ferrara, Loreto, Bologna, Nápoles e Roma, dificilmente pintar qualquer coisa, mas estudando tudo paletas de memorização, composições ousadas, atmosferas estranhas, luzes incomuns.

Provavelmente, então, embora alguns argumentam que estava em sua segunda viagem a Roma, pintar as maravilhosas vistas sobre o jardim da Villa Medici , em Roma. Nestes lugares deliciosos viveu os espanhóis graças a recomendação de seu embaixador e ali, ao ar livre, levou seus grandes notas. Eles são, na realidade, romântico, melancólico, atemporais, paisagens quase impressionistas para a sua liberdade de linha, apesar de estar em mais de dois séculos antes de fotos como essa, e talvez ainda mais perfeito em capturar a luz instantaneamente indescritível, o ar limpo e silencioso capturado pela densa vegetação e arquitetura cênica. E o mais incrível é que essas imagens agora no Museo del Prado, inesquecível quando eles têm sido uma vez, foram pintadas, casualmente, como exercício ocioso e livre, pequenas telas que não chegam a meio metro de alta e baixa menos largas, mas curto, com evidência impecável, a suprema sabedoria alcançada nesses anos por Velázquez.

É verdade que, no seu regresso a Espanha, fez grandes obras e embalagens, como A Rendição de Breda , também conhecido por Spears , mas este compromisso pintura, concluída em 1635 para o Hall of Kingdoms no recém- abriu Palacio del Buen Retiro, também se mudou mais do que lembrança anedótica do triunfo pomposo passado de um predecessor de Filipe IV.

Durante os anos trinta e quarenta do século foi o pintor Velázquez não só seu rei apático, mas do "vermes palace" bobos como El Bobo de Coria , Diego de Acedo Primo e Criança Vallecas, em seguida, a partir de sua segunda viagem à Itália para comprar a arte em nome de Sua Majestade, sua paleta produziu três obras-primas insuperáveis ​​e altamente conhecidas. O Rokeby Venus , agora na National Gallery, em Londres, é famoso por ser um dos poucos nu compositor espanhol da época foram preservados, embora você é suposto três pintor sevilhano, para o qual talvez servir de modelo a atriz ultrajante e bela amante Damiana louco Marquês de Heliche.

Para a realização dos Spinners , atualmente baseado no Museo del Prado, Velazquez plantada seu cavalete na Fábrica de Tapeçaria Rua Santa Isabel de Madrid. A representação das mulheres momento irrepetível em torno da roda girando girando logo foi esquecido que era um tema mitológico (a fábula do Pallas e Aracne) desde antigo acreditando que era um quadro de gênero.

Las Meninas

Entre os retratos que fez da família real, há um que goza de imensa fama e tornou-se o paradigma do trabalho do artista: Velázquez e da família real ou Las Meninas . Esta tabela, o que levou a muitas interpretações, é a estrutura espacial mais importante do apartamento do Palácio Real, onde sala do pintor. Na frente de trabalho do cavalete aparece o mesmo Velázquez com a cruz da Ordem de Santiago, embora a distinção foi então adicionada a sua morte pelo rei, como Velázquez ainda não tinha recebido quando ele pintou o quadro.

No fundo da sala, um espelho reflete a imagem do rei e da rainha; no centro Infanta Margarita acompanhado de duas donzelas reais, aparece à direita da foto, em primeiro plano, definir BARBOLA Mari-anão e anão Nicolas de Pertusato, tentando acordá-la de pé para um mastiff deitado no chão. Atrás deste grupo há duas figuras e, finalmente, ao lado das escadas, vemos o mordomo da rainha.

A composição é altamente complexa e é um exemplo extraordinário de pintar uma pintura: os reis são indiretamente representam, visto através de um espelho, enquanto no que respeita aos protagonistas da obra, a princesa e seus companheiros, não se sabe se eles são o tema da pintura que está trabalhando Velázquez ou se eles estão olhando para pintar o artista. Por fim, o espectador sente-se incluído no espaço da imagem como as imagens de espelho de reis que te faz pensar que eles estão assistindo a mesma cena, mas atrás dele. Em outras palavras, o espectador tem lugar enganosamente retratou o lugar dos reis, e isso deu origem a especulações sem fim. Do ponto de vista do projeto de lei, é uma obra de desempenho prodigioso, mesmo dentro da pintura do artista. Os acidentes vasculares cerebrais são como vestidos e corpos de modelagem destaques, proporcionando-lhes uma grande vivacidade.

Para o compromisso pessoal de Felipe IV, Velázquez receber, um ano antes de morrer, em Madrid, em 06 de agosto de 1660, com o prêmio de Cavaleiro da Ordem de Santiago, uma honra nunca antes ou depois concedida a qualquer pintor. E, embora, para demolir a igreja, ninguém se lembrava que seus restos mortais foram sepultados na paróquia de San Juan Bautista, onde, em 1990, uma grande retrospectiva de sua obra no Museu do Prado, milhares de pessoas de todos foi organizado cardinal fluiu incessantemente a rir idiota gesto bobo da corte Calabacillas, admirar a pincelada plasma vestir uma princesa, interrogar o selo equestre do conde-duque de Olivares e respirar o ar das dim do século XVII acalmou e imortalizado nas pinturas de Velázquez.-Diego Velázquez -"[BioYvidas]


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