René Descartes

René Descartes - (La Haye, França, 1596 - Estocolmo, Suécia, 1650) 


Filósofo e matemático francês. Após o esplendor da antiga filosofia grega e da ascensão e crise da escolástica na Europa medieval, os novos ares do Renascimento e da revolução científica que acompanhou isso resultaria no século XVII, o nascimento da filosofia moderna.

O primeiro dos ismos da modernidade foi o racionalismo filosófico; Descartes, seu iniciador, se propôs a fazer uma limpeza de tradição e construir um novo edifício com base na razão e na metodologia eficaz de matemática. A sua "dúvida metódica" não questionar a Deus, mas sim o contrário; No entanto, como Galileo, teve que sofrem perseguição por causa de suas idéias.

Biografia

René Descartes foi educado no colégio jesuíta de La Flèche (1604-1612), em seguida, um dos mais prestigiados da Europa, onde desfrutou de um tratamento favorável em função de sua saúde debilitada. Estudos nesse centro realizou teve uma influência decisiva em seu desenvolvimento intelectual; conhecida jovens problemáticos de Descartes, certamente, em La Flèche tinha aterrado a base de sua cultura. Traços de educação, tais objetivo manifesto e agudamente através da ideologia filosófica sábio.

O programa em si que os estudos universitários (de acordo com vários testemunhos, entre os quais está o mesmo Descartes) foi variado: essencialmente giravam em torno do ensino tradicional das artes liberais, que foram adicionados noções de teologia e exercícios práticos vida útil do futuro cavalheiros. Enquanto o programa em si deve ser bastante leve e orientada sentido essencialmente prática (não se destina a ser sábio, mas homens preparados para as altas missões políticas para classificar permitiu chupar), os alunos mais ativos e curiosos poderia concluí-las em seu próprio país por leituras pessoais.

Anos mais tarde, Descartes amargamente criticar a sua educação. É perfeitamente possível, no entanto, que a sua insatisfação sobre apropriado não tanto considerações filosóficas e a reação natural de um adolescente que por muitos anos foi sujeita a disciplina, e um sentimento de inutilidade de tudo que foi aprendido em relação ao seu Possíveis ocupações futuras (burocracia ou milícia). Depois de seu tempo em La Flèche, Descartes obteve o grau grau eo direito de bacharel pela Faculdade de Poitiers (1616), e vinte e dois partiu para a Holanda, onde ele serviu como um soldado no exército de Maurício de Nassau. Em 1619 ele entrou para as fileiras do duque de Baviera.

De acordo diria respeito próprio Descartes no Discurso do Método , durante o inverno daquele ano, ele ficou trancado em uma aldeia no Alto Danúbio, possivelmente perto de Ulm; lá permaneceu preso ao lado de um fogão e longe de qualquer relação social, não mais companhia do que os seus pensamentos. Em tal lugar, e depois de uma crise de ceticismo, ele revelou os alicerces sobre os quais construir seu sistema filosófico: o método matemático e do princípio da cogito, ergo sum ​​. Vítima de uma excitação febril, durante a noite de 10 de novembro de 1619 eu tinha três sonhos, durante o qual ele sentiu seu método e conheceu seu profundo compromisso de dedicar sua vida à ciência.

Depois de renunciar à vida militar, Descartes viajou através da Alemanha e dos Países Baixos e voltou para a França em 1622, para vender os seus bens e, assim, garantir uma vida independente; Ele passou uma temporada na Itália (1623-1625) e, em seguida, estabeleceu-se em Paris, onde foi associado com a maioria dos cientistas da época.

Em 1628, ele decidiu se estabelecer na Holanda, em que a pesquisa científica gozava de grande consideração e, além disso, eles foram favorecidos por uma relativa liberdade de pensamento. Descartes considerou mais favorável para cumprir os objetivos filosóficos e científicos que estabeleceu lugar e viveu lá até 1649.

Os primeiros cinco anos foram dedicados principalmente para desenvolver o seu próprio sistema do mundo e sua concepção do homem e do corpo humano. Em 1633 e deve ter muito avançado escrevendo um texto abrangente da metafísica e física intitulado Tratado sobre a luz ; no entanto, a notícia da condenação de Galileo assustava, desde Descartes, também realizada em que o trabalho do movimento da Terra, uma visão não acredito censurável do ponto de vista teológico. Temendo que esse texto pode conter teorias condenáveis, ele renunciou a sua publicação, o que postumamente colocar.

Em 1637 ele publicou seu famoso Discurso do Método , apresentado como um prólogo para três artigos científicos. Para ousadia e inovação dos conceitos, o gênio de descobertas e dinâmica de ideias, o livro foi o suficiente para dar ao autor um imediato e merecida fama, mas também por isso que provocou uma enxurrada de controvérsia, que, doravante, seria cansativo e até mesmo a vida perigosa.

Descartes proposto no Speech dúvida metódica que sometiese a julgamento todos os conhecimentos do tempo, porém, ao contrário dos céticos, o seu foi orientado a encontrar princípios últimos em que sustentam uma forte dúvida conhecimento. Este princípio encontra-se na existência de si mesmo que duvidar em seu célebre formulação consciência "Penso, logo existo". Com base nesta primeira evidência poderia refazer parte do caminho de seu ceticismo, encontrar em Deus o último garante da verdade das evidências da razão, que se manifesta como "idéias claras e distintas".

O método cartesiano, que Descartes proposto para todas as ciências e disciplinas, é quebrar problemas complexos em partes mais simples de encontrar gradualmente seus elementos básicos, as idéias simples que são apresentados para raciocinar uma maneira óbvia, e proceder a partir deles, por síntese, reconstruir todo o complexo, exigindo que cada nova relação estabelecida entre idéias simples a mesma evidência desse facto. Cientistas ensaios que se seguiram ao discurso oferecido um compêndio das teorias físicas, entre as quais a sua formulação da lei da inércia e uma especificação do método da matemática.

Os fundamentos da sua física mecanicista, que fez a extensão a principal propriedade dos corpos materiais foram expostos por Descartes nas Meditações (1641), onde desenvolveu a sua demonstração da existência e da perfeição de Deus e da imortalidade da alma como apontado na quarta parte do Discurso do Método . O mecanismo radical das teorias físicas de Descartes, no entanto, determinou que eles foram superados mais tarde.

Como sua fama cresceu e divulgação de sua filosofia, se enfureceu críticas e ameaças de perseguição religiosa de algumas autoridades acadêmicas e eclesiásticas, tanto na Holanda e França. Nascido no meio de discussões, as Meditações foram para ganhar-lhe várias acusações feitas por teólogos; algo semelhante aconteceu durante a escrita e publicação de outras obras, tais como os princípios da filosofia (1644) e As Paixões da Alma (1649).

Cansado dessas lutas, em 1649 Descartes aceitou o convite da rainha Cristina da Suécia, que lhe pediu para ir para Estocolmo como seu preceptor da filosofia. Eles haviam mantido anteriormente uma extensa correspondência, e, apesar da satisfação intelectual que lhe deu Cristina, Descartes não estava feliz no "país de ursos, onde os pensamentos dos homens aparecem, como a água, metamorfosear-se em gelo." Ele foi usado para o conforto e não foi fácil levantar-se todos os dias às quatro horas, na escuridão e do frio do inverno roendo os ossos, para doutrinar uma rainha que não tem mais tempo devido às suas obrigações. Os espartanos madrugadas frias e eram mais fortes do que o filósofo, que morreu de pneumonia no início de 1650, cinco meses depois de sua chegada.

A filosofia de Descartes

Descartes é considerado o fundador da filosofia racionalista moderno para sua abordagem e resolver o problema de encontrar uma base de conhecimento para assegurar sua exatidão, e como o filósofo que representa o ponto de ruptura final com a escolástica. No Discurso do Método (1637), Descartes disse que seu projeto para desenvolver uma doutrina baseada completamente novos princípios vieram de desencanto com os ensinamentos filosóficos que ele havia recebido.

Convencido de que toda a realidade refletida uma ordem racional, o seu objectivo era criar um método que tornou possível alcançar em todo o campo de conhecimento que fornecem a mesma certeza na sua aritmética campo e geometria. Seu método, descrito no discurso , consiste em quatro preceitos ou procedimentos: não aceitar como verdade qualquer coisa que a certeza absoluta de que ele não está tendo; decompor cada problema em suas partes mínimas; ir o mais compreensível para o complexo; e, por fim, analisar exaustivamente o processo para ter certeza de que não há omissão.

O sistema usado por Descartes para atender o primeiro preceito e alcançar a certeza é o "dúvida metódica". Seguindo este sistema, Descartes põe em causa todo o conhecimento adquirido ou herdado, o testemunho dos sentidos e até mesmo a sua própria existência e do mundo. Agora em dúvida há algo que não pode dúvida: a mesma pergunta. Em outras palavras, não podemos duvidar de que estamos hesitando. Chegamos assim a primeira certeza absoluta e evidente que podemos aceitar como verdade: a dúvida.

Eu penso, logo existo

A questão, então, Descartes argumenta, é um pensamento: dúvida está pensando. No entanto, você não pode pensar sem existente. Congelar qualquer verdade concreta, é certamente um ato de pensamento que imediatamente implica a existência de "I" pensando. Daí sua famosa formulação: eu penso, logo existo ( cogito, ergo sum ​​). Portanto, podemos estar firmemente confiante em nosso pensamento e nossa existência. Existem e são um pensamento, substância espiritual.

A partir desta Descartes desenvolve toda a sua filosofia. Porque você não pode confiar em coisas cuja existência ainda não foi demonstrada, Descartes tenta de pensamento, cuja existência tem sido demonstrada. Embora possa se referir ao exterior, o pensamento não consiste de coisas, mas de idéias sobre as coisas. A questão que se coloca é saber se existe em nosso pensamento alguma idéia ou representação que podemos perceber com o mesmo "clareza" e "distinção" (os dois critérios certeza cartesiana) com as quais percebemos como sujeitos pensantes.

Classes de idéias

Descartes, em seguida, passa a rever todo o conhecimento que ele tinha anteriormente governou no início de sua pesquisa. E a reconsiderar observado que as representações dos nossos pensamentos são de três tipos: ideias "inatas", como a beleza ou a justiça; Ideias 'acidental' vindo de coisas externas, como a estrela ou a cavalo; e idéias 'fictícios', que são meras criações de nossa fantasia, como os monstros da mitologia.

A mera soma ou combinação de outras ideias "dummy", as idéias não pode ser tomado como uma alça. E em relação às idéias "acidental" causado pela nossa experiência das coisas externas, devemos ser cautelosos, porque não temos certeza de que as coisas externas existe. Poderia acontecer, diz Descartes, que o conhecimento 'acidental', que consideramos relevantes para impressões das coisas que realmente existem fora de nós ter sido causado por um "gênio do mal" que querem nos enganar. Ou que o que nós pensamos que é a realidade nada mais do que uma ilusão, um sonho do qual não temos despertado.

Yo Deus

Mas examinando as idéias "inatas", sem correlato exterior sensorial, encontrar em nós uma idéia muito original, porque é completamente removido do que somos: a idéia de Deus, um ser supremo infinito, eterno, imutável, perfeito. Os seres humanos finitos e imperfeitos podem formar idéias como "triângulo" ou "justiça". Mas a idéia de um Deus infinito e perfeito não pode nascer de um indivíduo finito e imperfeito: necessariamente ter sido colocado na mente dos homens pelo mesmo Providence. Portanto, Deus existe; e ser como um ser perfeito, não pode enganar nem ser enganado, ou permitir a existência de um "gênio do mal" que nos enganam em acreditar que é real um mundo que não existe. O mundo, assim também existe. A existência de Deus e garante a possibilidade do verdadeiro conhecimento.

Esta demonstração da existência de Deus é uma versão do argumento ontológico usado no século XII por Santo Anselmo de Canterbury, e foi severamente atacado por adversários de Descartes, que o acusaram de cair em um círculo vicioso: para demonstrar a existência de Deus e, assim, garantir o conhecimento do mundo fora dos critérios de clareza e distinção são usados, mas a fiabilidade de tais critérios é justificada por sua vez, pela existência de Deus. Tal crítica é não só a validade ou invalidade do argumento, mas também para o fato de que Descartes não parece aplicar-se neste momento a sua própria metodologia.

Res cogitans e res extensa

Admitiu a existência do mundo exterior, Descartes passa a discutir o que a essência dos seres. Digite aqui o conceito de substância, definida como aquela que "existe tal que só precisa de si mesmo de existir." As substâncias são manifestados através de seus modos e atributos. Os atributos são qualidades essenciais ou propriedades que revelam a identificação da substância, isto é, as propriedades não são uma substância que não seria uma tal substância. Os modos , no entanto, não são propriedades ou qualidades essenciais, mas meramente incidental.

O atributo de corpos é a extensão (um corpo não pode ficar sem prorrogação, se não, ela não é um órgão), e todas as outras determinações (cor, forma, posição, movimento) são apenas os modos. E o atributo do espírito é o pensamento, porque o espírito "sempre penso". Há, portanto, uma substância pensante ( res cogitans ), extensão falta e cujo atributo é o pensamento, e uma substância que compõe o (corpo físico res extensa ), cujo atributo é a extensão, ou, se preferir, o dimensionalidade, quantitativamente mensuráveis ​​num espaço tridimensional. Ambos são irredutíveis entre si e totalmente separada. É o que se chama o "dualismo" cartesiano.

Na medida em que o mérito da matéria e corpos é a extensão, e é observável e mensurável, deve ser possível explicar os seus movimentos e mudanças por leis matemáticas. Isso leva à visão mecanicista da natureza: o universo é como uma imensa máquina cujo funcionamento pode vir a conhecer através do estudo e descoberta de leis matemáticas que regem.

A comunicação de substâncias

A separação radical entre matéria e espírito é aplicada com rigor, em princípio, a todos os seres. Assim, os animais não são apenas máquinas muito complexas. No entanto, Descartes faz uma exceção quando se trata de homem. Uma vez que é composto de corpo e alma, e sendo o material e extenso corpo ( res extensa ), e a alma espiritual e pensamento ( res cogitans ), deve haver entre eles um confinamento absoluto.

No entanto, no sistema cartesiano que não aconteça, mas a alma eo corpo se comunicar uns com os outros, e não o modo clássico, mas de uma forma única. A alma está sentado na glândula pineal, no cérebro, e daí governa o corpo como "o nauta governa o navio", de espíritos animais, intermediários entre o espírito eo corpo partículas tão finas de sangue, que transmitem as ordens para o corpo da alma. A solução da Descartes não foi satisfatória, e chamou problema da comunicação de substâncias seria discutido por filósofos posteriores.

Sua influência

Por isso não pode ser definida de forma satisfatória a noção de substância como o dualismo franco estabelecido entre as duas substâncias, Descartes levantou questões fundamentais da filosofia especulativa europeu do século XVII. Entendida como sistema rigoroso e fechado, o cartesianismo não tinha perdido seus seguidores e força excessiva em algumas décadas. No entanto, a filosofia cartesiana tornou-se um ponto de referência para muitos pensadores, às vezes para tentar resolver as contradições que continham, como fizeram os pensadores racionalistas, e outros para refutar a frente, como os empiristas.

Assim, o filósofo alemão Gottfried Wilhelm Leibniz eo holandês Baruch Spinoza estabelecido formas de paralelismo psicofísico para explicar a comunicação entre corpo e alma. Spinoza, na verdade, foi mais longe, dizendo que não havia uma única substância, que se incluiu a ordem das coisas e idéias, e as res cogitans e res extensa foram atributos somente com o que veio a panteísmo.

A partir de uma visão completamente oposta, os empiristas britânicos Thomas Hobbes e John Locke negou que a idéia de uma substância espiritual eram demonstrável; afirmou que não houve idéias inatas e que a filosofia deve ser reduzida para o reino do conhecido pela experiência. A concepção cartesiana de um universo mecanicista, finalmente, influenciou decisivamente a gênese da física clássica, fundada por Newton.

Não seria exagero dizer, em suma, que, embora Descartes não conseguiu resolver muitos dos problemas que se colocam essas questões tornaram-se questões centrais da filosofia ocidental. Neste sentido, a filosofia moderna (racionalismo, o empirismo, o idealismo, o materialismo, a fenomenologia) pode ser considerado como um desenvolvimento ou uma reação a cartesianismo.-René Descartes-"[BioYvidas]

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